quarta-feira, 5 de junho de 2013

Olá pessoal, encontrei um artigo interessantíssimo sobre a leitura na escola, assunto que complementa o que foi exposto no módulo. Gostaria de compartilhar com vocês!


A Importância da Leitura


As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.

Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos. Através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.

Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no entanto, que proporciona a capacidade de interpretação.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.
Por Eliene Percilia



Liliane M.V.Vilela

2 comentários:

  1. Liliane, gostei muito do seu texto, mas acho que a leitura e a escrita dos jovens de hoje tendem a piorar. Estava lendo uma conversa entre dois adolescentes no facebook e não consegui entender nada, pois,todas as falas estavam escritas com palavras abreviadas.Penso que às vezes estou remando contra a maré.

    ResponderExcluir
  2. Olá Elaine, também gostei do texto, pena que ao pensar nos nossos jovens tudo entra em contradição, pois cada vez mais o vocabulário está se perdendo e fico imaginando onde vamos chegar. Abraço.

    ResponderExcluir